Mestre da música, Cidinha Mariano recebe medalha Helena Meirelles por 45 anos dedicados ao ensino em Três Lagoas

A homenagem a Cidinha Mariano simboliza o reconhecimento à força e à importância das mulheres na preservação e valorização da música tradicional de MS

Publicado em
Mestre da música, Cidinha Mariano recebe medalha Helena Meirelles por 45 anos dedicados ao ensino em Três Lagoas

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS) realizará, nesta quarta-feira (13), uma sessão solene para entrega da medalha e diploma Helena Meirelles, honraria concedida a mulheres instrumentistas do Estado.

Entre as homenageadas está a três-lagoense Maria Aparecida Mariano da Silva, a Cidinha Mariano, que há 45 anos ensina música e forma gerações em Três Lagoas.

“Quando nós viemos para Três Lagoas, em 1980, foi para montar uma escola de música. O prefeito da época, Luiz Queiroz Moreira, nos trouxe para dar continuidade ao trabalho da minha sogra, e estamos aqui até hoje”, relembrou a maestrina da Orquestra de Violeiros da cidade.

Para Cidinha, receber a medalha é motivo de orgulho especial por carregar o nome de uma das maiores referências da viola caipira. “A Helena Meirelles é uma expressão da viola sul-mato-grossense. É uma honra muito grande receber essa medalha, ainda mais no ano em que ela completaria 100 anos”, destacou.

Ela recorda que, no início, o ambiente musical era predominantemente masculino. “Quando comecei na Orquestra de Violeiros, há 35 anos, só tinha eu e outra violeira, a Oreci. Muitos não admitiam uma mulher na liderança, mas depois aceitaram, porque eu tenho conhecimento e formação na área”, contou.

Mesmo se definindo como “roqueira desde criança”, Cidinha se encantou pelo rasqueado e pelo chamamé, ritmos que considera marcantes na cultura do Estado.

“A música sul-mato-grossense tem raízes profundas e é convidativa a dançar. O povo daqui é feliz, caloroso. Quando morei no Sul, sentia falta desse calor humano”, disse.

A homenagem a Cidinha Mariano simboliza o reconhecimento à força e à importância das mulheres na preservação e valorização da música tradicional de Mato Grosso do Sul.

 

Fonte: Da Redação: Reprodução

00

Deixe um comentário