Jararaca ataca moradora de Arapuá, que fica 4 dias internada
picada na mão

Na última semana, uma equipe do Samu de Três Lagoas-MS foi acionada pela unidade de saúde do Distrito de Arapuá, distante 45 Km de Três Lagoa, para socorrer a moradora Amelia Rocha Monteiro, de 81 anos, mora próximo ao cemitério.
Amelia estaria em sua plantação em seu quintal, mexendo nas folhas, quando sentiu uma picada na mão, quando chegou na unidade a mão já se encontrava inchada, com edema e dor intensa, a enfermeira Karen tomou as medidas possíveis, e encaminhou a senhora ao hospital Nossa Senhora Auxiliadora, onde ficou internada por 4 dias. Mas conforme informações do Dr. Gatto, a moradora ficou em observação, mas seu estado de saúde é instável, com melhora. E nesta sexta (05) foi liberada, e se encontra em sua residência.
A senhora é conhecida pelos moradores, que todas as manhãs leva seu rebanho para pastorar nas ruas do Distrito.
Em maio (20) de 2016, no lote 46 do Assentamento 20 de Março, no Distrito de Arapuá, a senhora Cleonice Mazeto da Silva, de 66 anos, estava apanhando lenha, quando ao passar em uma moita, foi atacada por uma cobra Jararaca (Capitão), que deu uma picada no dedão do pé, após o acontecido a mulher começo a sentir tonturas e perda de pressão.
A senhora foi socorrida por um dos filhos, sendo levada ao Posto de Saúde de Arapuá, que não possui soro anti-ofídico, O enfermeiro da unidade fez uma ligação pedindo urgência ao SAMU, pela gravidade do ocorrido, a mulher foi ao encontro da viatura do SAMU, que atendeu a paciente no KM 20 da BR 262, logo em seguida conduzida ao Hospital Nossa Senhora Auxiliadora.
No mesmo dia nas proximidades do Centro Comunitário de Arapuá, crianças encontraram próximo a porta da casa uma cascavel de 1 metro, avisando o pai, que tomou às medidas de segurança, abatendo o animal, neste caso a cobra não atacou ninguém.
Outros casos
No Estado de Goiás, o mestre de obras Lindon Jhonson de Aquino, de 43 anos, que foi salvo de levar picadas de cobras pela cadela Mariana, em Anápolis, a 55 km de Goiânia, disse ao G1 que ela foi "uma verdadeira heroína". O homem estava com o irmão, o motorista Demerval Aquino, 39, quando o animal brigou com duas jararacas. Após quatro dias internada, a cachorra não resistiu e morreu.
"Se não fosse por ela, eu e meu irmão poderíamos não estar mais aqui. Ela nos salvou e, por isso, nunca será esquecida", disse.
O caso ocorreu no último dia 1º, quando Lindon Jhonson e Demerval roçavam uma área na chácara da família. Segundo ele, os dois ouviram barulho de uma movimentação no mato, mas não conseguiam ver o que tinha no local. Foi quando a cachorra se aproximou e começou a latir muito.
"Eu estava mais próximo dessa área e a Mariana se aproximou de mim e me empurrou. Eu quase caí e percebi que ela estava muito agitada, latindo muito. Não consegui entender na hora, mas depois, vi quando ela lutou com as jararacas e saiu correndo. A partir daí, eu e meu irmão olhamos com mais atenção para o mato e encontramos as duas cobras", relatou.
Segundo Lindon Jhonson, em seguida, ele e o irmão capturaram as cobras e as colocaram em uma caixa. "Demorou um pouco para cair a ficha, mas aí percebi que, se não fosse pela Mariana, eu e meu irmão teríamos pisado exatamente no local em que elas estavam e teríamos sido picados, com certeza".
O mestre de obras relatou que, logo depois, ele e Demerval voltaram para a sede da chácara e já encontraram a cachorra deitada em um canto. "Ela parecia estar tonta e o rosto começava a inchar. Aí eu percebi que ela tinha sido picada e já saímos correndo com ela. Primeiro paramos em um posto dos bombeiros que fica perto da chácara e lá nos orientaram a procurar um veterinário com urgência", lembra.
Mariana foi atendida pelo veterinário Paulo César Dias Ramalho e chegou a apresentar melhora. No entanto, na sexta-feira (5), ela não resistiu e morreu. "O fato de a picada ter sido na região da face, do focinho, tornou a situação muito grave. O veneno é muito forte e acaba necrosando o tecido, comprometendo órgãos vitais como o sistema respiratório", lamentou o médico ao G1.
Fonte:

Inscrições prorrogadas para o Programa de Estágio da Cargill
até o dia 10 de maio
Deixe um comentário
Quase lá...