Grupo faz limpeza na "Cascalheira" e pede conscientização dos frequentadores
O local é uma reserva ambiental muito maltratada e abandonada pelos frequentadores
TRÊS LAGOAS: Os ‘Caveiras da Cascalheira’, é um grupo de corredores de trilhas, que além da prática do esporte os Caveiras desenvolvem diversas ações que vão desde a preservação do meio ambiente, questões sociais e educacionais em Três Lagoas.
Esta semana os Caveiras se uniram para fazer uma limpeza na Cascalheira e pedir a conscientização de frequentadores de um dos pontos turísticos mais lindos de Três Lagoas.
“Vamos deixar limpo para o próximo, quem ama a Cascalheira limpa e preserva”, pede um dos integrantes do grupo.
O local é uma reserva ambiental muito maltratada e abandonada, que hoje é referência para corredores de trilhas, esportes radicais e famílias que querem curtir o fim de semana na beira do rio.
"99% do lixo descartado aqui é por pessoas que vão acampar fazer churrasco, pois nós esportista preservamos ao máximo" destacou outro integrante do grupo
O grupo é considerado guardião do local. Eles, utilizam o espaço, mas também ajudam a preserva-lo e, pedem a mesma consciência aos frequentadores.
A Cascalheira
Localizada na intersecção dos rios Sucuriú e Paraná, a Cascalheira foi uma área utilizada para a remoção de cascalho durante a construção da Usina do Jupiá, na década de 1960. Também foi ali que foi escavado um canal para o desvio das águas do Rio Sucuriú durante a construção da Usina.
Devido à proximidade da superfície dos lençóis freáticos da região, os buracos escavados logo se encheram de água, formando lagoas.
Após o término da construção da usina hidrelétrica, o local se tornou uma área de segurança, sob os cuidados do Exército. Também foi utilizado para treinamentos militares. Neste período, a vegetação da área se recuperou e o Cerrado voltou a crescer.
Hoje o local é um ponto turístico de Três Lagoas.
Fonte: HojeMais / Fotos: TL Notícias







Deixe um comentário
Quase lá...