Elektro faz fiscalização para recuperar energia furtada em Três Lagoas
"gato"

Nesta quarta-feira (01), equipes da Polícia Civil e funcionários da Elektro realizaram uma operação de combate ao furto de energia em Três Lagoas (MS). Foram identificadas 10 irregularidades em 13 estabelecimentos comerciais e residenciais. Dez inquéritos policiais foram abertos e resultaram em dois flagrantes.
Além das inspeções em campo, as equipes trabalharam com o cruzamento de dados de consumo e inteligência analítica que permitiram identificar as fraudes. "A Elektro está prestando todo auxilio a Polícia Civil para a realização das operações", afirma Talles Silva, Gestor de Perdas da Elektro.
Considera-se furto de energia quando há uma ligação direta na rede elétrica sem o conhecimento e autorização da concessionária de energia. São os conhecidos "gatos". Já a fraude ocorre quando o cliente rompe os lacres da sua medição e manipula o consumo no medidor de energia com o objetivo de reduzi-lo.
Ambos são crimes previstos no Código Penal. Também são cobrados os valores retroativos referentes ao período fraudado, acrescidos de multa. Quando a fraude ou o furto são descobertos, o responsável pode ter o seu fornecimento de energia suspenso.
As perdas contribuem para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores. O valor da energia furtada e os custos para identificar e coibir as irregularidades são levados em consideração pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para estabelecer o quanto a energia custa para cada área de concessão.
Além do impacto na conta de luz, os furtos e fraudes de energia pioram a qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível a interrupções no fornecimento de energia.
Como denunciar
Para reduzir os riscos e o furto de energia, a Elektro mantem um programa constante de inspeções. A empresa tem canais de denúncia para casos de fraudes e furtos, por meio dos quais é possível passar as informações anonimamente, como o 0800 701 0102 ou pelo site: www.elektro.com.br
Orientação de segurança
Quem faz ligações clandestinas ou, como são chamados popularmente, "gatos" corre o risco de sofrer acidentes graves, muitas vezes fatais, pois envolve a manipulação de circuitos energizados. Um técnico da Elektro recebe horas treinamentos específicos antes de atuar na rede elétrica.
Há também o risco de causar um curto-circuito que atinja a rede, podendo provocar o desligamento e a queima de equipamentos e eletrodomésticos da residência e da vizinhança.
A Elektro orienta que todos podem reduzir o valor da conta de luz mensal usando a energia elétrica de modo eficiente e evitando desperdícios, principalmente, na utilização de aparelhos, tais como chuveiros, ferros de passar roupas, condicionadores de ar, aquecedores e secadores, entre outros.
Fonte:

Memória em Movimento fica no Fórum de Três Lagoas até o final de agosto
resgatar a memória da justiça

Entenda as novas regras para usar o FGTS na compra da casa própria
uso de recursos do FGTS
Deixe um comentário
Quase lá...