Dicas de Segurança do CBMMS: Cuidados no meio aquático

Em caso de afogamentos, ligue 193 o mais rápido possível

Publicado em
Dicas de Segurança do CBMMS: Cuidados no meio aquático

Se nessas férias você e sua família forem em um clube aquático ou em um lugar público é muito importante procurar um local com segurança e que seja certificado pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Em caso de afogamento ligue para 193 imediatamente faça isso assim que perceber a situação de afogamento. Em caso de rios e lagos faça o resgate por meio de boias ou de cordas, se não tiver um treinamento específico evite entrar na água para fazer o resgate.

Em piscinas e em locais rasos retire a criança da água imediatamente.

Agir rapidamente é crucial, se a criança estiver inconsciente, proceda com as próximas etapas imediatamente.

Lembre-se sempre ligue 193 o mais rápido possível.

Verifique se a criança está respirando, se ela tem batimentos cardíacos, se está espumando pela boca, essas informações são muito importantes para nós do Corpo de Bombeiros Militar, após verificar essas informações lateralize a criança ou qualquer vítima para o lado direito, pois, se houver alguma secreção na boca ela não engasgue.

Cuidados pós-resgate

Mesmo que a criança pareça estar bem, ela precisa ser vista por um profissional médico o mais rápido possível, pois pode haver complicações tardias.

Dicas Importantes

Não entre em pânico: Mantenha a calma para poder agir de forma eficaz.

Treinamento em Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP): É recomendável que os pais e cuidadores façam um curso de RCP para estar preparados para essas situações.

Fonte: Da Redação / Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário