Degutti afirma que obras de drenagem são prioridades da administração municipal
Pelo fim dos alagamentos

A falta de drenagem urbana é o grande desafio da atual administração municipal. Um problema que ocorre há muito tempo, mas que o prefeito Ângelo Guerreiro, pautou como prioridade na sua gestão para enfrenta-lo.
A informação é do secretário Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito Formação, Dirceu Deguti Vieira Filho, que participou do programa "Linha Direta com a Notícia" apresentado por Romeu de Campos Júnior, da Rádio Caçula, na manhã desta sexta-feira (2).
"Até uma criança sabe que o maior problema de Três Lagoas é questão da falta de drenagem urbana. Há 100 administradores vieram empurrando com a barriga, abrindo loteamentos sem nenhum acompanhamento técnico e hoje que sofre as consequências é a sociedade", desabafou.
No entanto, Degutti disse que o prefeito Ângelo Guerreiro sempre soube desse desafio e ao invés ficar debatendo em redes sociais, se pauta em trabalhar e encarar a situação e cobrar resultado de equipe técnica.
"Hoje estamos com cerca de 25 obras em andamento, resolvendo grande parte deixada pela gestão anterior e falo tranquilamente que a maioria delas está voltada a drenagem", disse.
Durante o programa, o secretário citou algumas das obras de drenagem urbana que estão sendo realizadas em Três Lagoas como no Jardim Eldorado, que inclui piscinão e asfalto e área de convivência para população; Vila Alegre, Vila Nova, Jardim Santa Luzia, Bairro Paranapungá, Jardim Primaveril, Jardim Novo Aeroporto, Jardim dos Ipês e Jardim Alvorada.
"Isso sem esquecer de outras áreas como da saúde como a construção Posto Saúde do Jardim Brasília e também na Chácara Eldorado, este último que tem R$ 400 mil do Governo Federal e uma contrapartida de quase R$ 300 mil do município, e da educação como a construção dos CEIs ( Centros Educacionais Infantis), no Jardim das Flores e no Jardim das Acácias que já foram iniciadas".
O secretário também deixou claro que todos esses investimentos só estão sendo possível em Três Lagoas, porque a administração vem economizando em tudo e sendo o grande incentivador dos funcionários. "Para se ter uma ideia o prefeito Guerreiro cozinha durantes os mutirões de limpeza para economizar e isso nos dá uma grande lição e nos mostra que temos que economizar em outras áreas".
**Macrodrenagem Urbana**
Deguti também adiantou que já está sendo elaborado um grande estudo de macrodrenagem urbana para o município que precisará do apoio de toda a sociedade.
O secretário detalha que como é uma obra que fica enterrada, a drenagem sempre ficou em segundo plano em Três Lagoas. "É frequente vermos em nossa cidade ruas asfaltadas, sem os serviços básicos de infraestrutura. Quando muito existe apenas rede de água, rede de esgoto às vezes e galerias de águas pluviais, então é raro".
O problema é que a falta desse planejamento anualmente afeta a população, com ruas alagadas e são lembrados e comentados em época das chuvas. "Mas essa administração está empenhada para mudar esse quadro".
Segundo Degutti, o prefeito tem ido com frequência à Campo Grande e Brasília e trabalha para buscar até financiamentos internacionais para garantir a macrodrenagem urbana, que incluirá desde elaboração de projetos exequíveis, com todas as interferências executados por técnicos, realização de estudos para implantação de galerias e elaboração de programa de manutenção preventiva das galerias existentes.
"Algumas ações serão realizadas até na área central e vai gerar certo desconforto para a população principalmente no trânsito, mas vamos unir força com a sociedade e trabalhamos para que esse objetivo seja alcançado que que consigamos diminuir os alagamentos em nossa cidade".
Fonte:
Deixe um comentário
Quase lá...