De volta para o futuro: Máquinas de escrever resistem à tecnologia em TL
Cartório de 2º Oficio

Em meio à era tecnológica - em que tudo se faz através da tela de um celular, tablet ou computador - há quem resista e, com funcionalidade, persista no árduo trabalho da escrita manual. As máquinas de escrever ainda estão à disposição de vários setores importantes da sociedade, além de fazerem a alegria de muitos nostálgicos de plantão.
Em Três Lagoas, por exemplo, o Cartório de 2º Oficio continua utilizando os recursos do equipamento para redigir alguns de seus registros. A tabeliã Marcia Lemes de Oliveira conversou com a reportagem do Hojemais e explicou por que, em dias tão modernos, a máquina de escrever tem tanta importância para algumas profissões.
"Nós estamos aqui desde sete de julho de 1915, ou seja, há quase 103 anos, com documentos manuscritos ou datilografados e isso reforça uma questão histórica para a cidade" - mencionou Marcia – com mais de 20 anos de experiência - enquanto a funcionária Karen Paula apresentava dezenas de livros de registro escritos à mão e também datilografados. "Acredito que a máquina de escrever não deixará de fazer parte da nossa lista de materiais de escritório" - brincou.
Para termos uma ideia da idade desses livros de registro, alguns eram encapados com tecido jeans, para melhor conservação. "Alguns são de outros distritos - a maior parte feita à mão. Hoje, nós temos alguns livros aqui, escritos à máquina, com grafia legível, de maior durabilidade e que preservam essa parte histórica da cidade" - disse a funcionária Karen Paula.
PRESERVAÇÃO
Marcia Lemes ainda comentou que uma ONG vem realizando um processo de digitalização dos documentos e que, provavelmente, todos farão parte de um acervo nacional. "Passar por esse processo só aumenta a importância de um equipamento como este, em que, documentos feitos por meio dele, ainda servem para tal funcionalidade" - comentou Marcia.
"GOSTO DO QUE FAÇO"
A funcionária responsável por datilografar os documentos, Karen Paula, está há dez anos como funcionária do local e se diz bastante satisfeita com o trabalho que exerce. "Tive de aprender e hoje gosto muito do que faço. É diferente do que estamos acostumados hoje em dia, mas é uma sensação gostosa quando o documento está pronto" - salientou.
O Cartório de 2º Oficio de Notas está localizado à Av. Antônio Trajano dos Santos, 571, no Centro de Três Lagoas e funciona das 8h às 17h.
Fonte:

Empresa é invadida e furtada em Três Lagoas
no jardim alvorada

Deixe um comentário
Quase lá...