CTG Brasil promove simulado de evacuação na Usina Hidrelétrica Jupiá

Reunião preparatória e simulado reforçam segurança em barragem no rio Paraná

Publicado em
CTG Brasil promove simulado de evacuação na Usina Hidrelétrica Jupiá

No próximo dia 26 de novembro, a CTG Brasil realizará um simulado de evacuação de emergência da barragem da Usina Hidrelétrica Jupiá, no rio Paraná. A atividade, parte do Plano de Ação de Emergência (PAE), busca capacitar a população e testar procedimentos de segurança, em cumprimento à Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei 12.334/10).  

Antes do simulado, será realizada uma reunião preparatória no dia 21 de novembro, às 15h, no Galpão da Colônia dos Pescadores, em Três Lagoas (MS).

O encontro visa esclarecer dúvidas da comunidade da Zona de Autossalvamento (ZAS), área próxima à barragem com impacto imediato em situações de emergência.  

De acordo com Pedro Nunes, gerente de Engenharia Civil & Segurança de Barragem da CTG Brasil, o simulado é preventivo e reflete o compromisso da empresa com a segurança da população. “A barragem da UHE Jupiá é segura e não apresenta riscos. Este exercício é uma forma de reforçar a preparação para emergências”, explica Nunes.  

No dia 26, o simulado começará às 14h e terá cerca de uma hora de duração. Moradores da ZAS, equipes técnicas e as defesas civis de Três Lagoas (MS) e Castilho (SP) participarão da ação. Alertas serão enviados via sirenes, SMS, WhatsApp, e carros de som.  

O PAE, iniciado em 2018, incluiu estudos para mapeamento de áreas de risco, cadastro de moradores, instalação de rotas de evacuação, pontos de segurança e sistemas de alerta. A CTG Brasil convida a comunidade a participar da reunião e do simulado, destacando que essas ações promovem a cultura de prevenção e segurança.  

Mais informações estão disponíveis no site da empresa ou pelo e-mail paebarragem@ctgbr.com.br.

Fonte: Da Redação / Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário