Crianças correm risco de vida no transporte escolar de Garcias e Arapuá
tragédia anunciada

A Rádio Caçula em parceria com o site TL Notícias deram continuidade no caso dos ônibus escolares que circulam em péssimas condições e em mais uma matéria investigativa feita durante todo o dia desta quinta-feira (10), as equipes de jornalismo conferiram em loco o problema enfrentado diariamente por mais de 386 crianças que necessitam deste meio de transporte para chegarem às escolas dos Distritos de Garcias e Arapuá, que são pertencentes ao município de Três Lagoas.
Para que a matéria pudesse chegar ao conhecimento das autoridades competentes, os dois meios de comunicação convidaram o Conselheiro Tutelar Davis Martinelli para que ele, juntamente com a reportagem pudesse comunicar - através de documentos com fotos - o caso ao Ministério Público Estadual e Federal. Os problemas que serão publicados a seguir começaram no início do ano após a saída da empresa Kalunga.
PROBLEMA EM GARCIAS
Durante a diligência em Garcias, foi constatado que naquele distrito existem apenas dois ônibus de pequeno porte disponíveis para fazer o transporte de 36 crianças. Um deles encontra-se quebrado e não tem previsão para voltar ao trabalho devido à falta de peças.
A empresa Crisp Tur Turismo é a atual responsável pelo transporte destes alunos e não disponibiliza na localidade, nenhum tipo de estrutura como local para reabastecimento, mecânica e barracão para guardar seus dois ônibus.
ENXADA E GALÃO COM ÓLEO DIESEL AO LADO DAS CRIANÇAS
Por volta das 11h, a reportagem flagrou o momento exato em que crianças embarcavam no micro ônibus. As fotos mostram que o veículo já é antigo e apresenta em seu interior, muita sujeira e bancos rasgados.
Além deste fator, um perigo eminente foi flagrado pela equipe que registrou uma enxada – usada para desatolar o veículo - e um galão de óleo diesel entre os bancos, ao lado das crianças.
ÔNIBUS QUEBRADO E TRAJETO FEITO A PÉ PELA MADRUGADA
Dias atrás, um dos veículos quebrou por volta das 20h e sem alternativas para entregar os alunos, o motorista saiu a pé com os alunos que andaram por horas no meio das plantações de eucalipto. O término da entrega das crianças foi feita por volta das 02h da madrugada.
“Vimos um relatório que a empresa apresentou para a Secretaria de Educação em Três Lagoas mostrando que aqui, o transporte dos alunos está tudo certo. É pura mentira e por isso, chamamos vocês da imprensa aqui no distrito para mostrar a dura realidade que enfrentamos diariamente”, desabafou uma mãe de aluno.
ALTO ÍNDICE DE REPROVAÇÃO POR FALTAS NA SALA DE AULA
Outro problema enfrentado pelos alunos é a reprovação na sala de aula, pois devido os ônibus não conseguirem entregar as crianças diariamente nas escolas, fazem com que elas percam aulas e sejam reprovadas pelo número de faltas. Neste tipo de situação, os pais dos alunos prejudicados podem procurar a Justiça para tomar as medidas legais.
Fonte:
Deixe um comentário
Quase lá...