Coordenadora do Hemosul de Três Lagoas alerta sobre baixo estoque de sangue
Karine Barros reforça a necessidade de doações, especialmente do tipo O negativo,
Com a chegada do fim de ano e o aumento dos casos de acidentes e internações hospitalares, o Hemosul de Três Lagoas enfrenta um dos momentos mais desafiadores de 2025.
Em entrvista, a coordenadora da unidade, Karine Barros Preza fez um apelo à população: é urgente reforçar as doações de sangue.
“Nossos estoques estão críticos, principalmente do tipo O negativo, que é o sangue utilizado em situações de emergência, quando não há tempo para fazer a tipagem do paciente”, explicou Karine.
Segundo ela, o Hemosul de Três Lagoas produz mensalmente entre 350 e 450 bolsas de sangue, das quais cerca de 300 são distribuídas aos três hospitais do município e para cidades da região leste do Estado. O que sobra é enviado para Campo Grande, responsável por redistribuir para outras regiões.
Apesar de ter mais de 20 mil doadores cadastrados, a frequência de comparecimento é baixa. “Muitos doam apenas uma vez e não voltam mais. É preciso criar o hábito da doação regular. Os homens podem doar a cada quatro meses, e as mulheres, a cada três”, destacou a coordenadora.
Karine também reforçou os critérios para doação, lembrando que o processo é seguro e essencial para salvar vidas. Entre as exigências estão ter entre 16 e 60 anos, estar em boas condições de saúde, bem alimentado e descansado, além de levar documento oficial com foto. “Doar sangue é um ato de amor. Você ajuda sem saber quem vai receber pode ser um bebê, um idoso ou alguém em tratamento. Cada bolsa salva até quatro vidas”, completou.
O Hemosul de Três Lagoas funcionará em horário especial neste fim de ano:
24 de dezembro: das 7h às 12h
25 e 26 de dezembro: fechado
27 de dezembro: atendimento normal das 7h às 12h
31 de dezembro a 2 de janeiro: fechado
Retorno em 3 de janeiro, também das 7h às 12h
O Hemosul está localizado na rua Manoel Rodrigues Artes, nº 530, Bairro Primaveril, próximo ao quartel. “Se você é do tipo O negativo ou conhece alguém que é, por favor, compareça. Estamos precisando muito. Uma simples atitude pode mudar o destino de várias pessoas”, finalizou Karine.
Fonte: Da Redação
7570
Ar-condicionado provoca princípio de incêndio em residência de Chapadão do Sul
O fogo começou em um curto-circuito no ar-condicionado. Quando os bombeiros estavam a caminho do local
6320
“Não é falta de acolhimento, é resistência às regras”, diz secretário sobre pessoas em situação de rua em Três Lagoas
Fernando Garcia destacou que muitos recusam abrigo oferecido pela Prefeitura de Três Lagoas por não aceitarem as normas de convivência nos centros de acolhimento
Deixe um comentário
Quase lá...