Comissão faz nova visita a cooperativa Arara Azul em Três Lagoas
após fase de oitivas

Após a fase de oitivas, os vereadores apóstolo Ivanildo, Nilo Candido e Klebinho - membros da Comissão de Permanente de Educação, Meio Ambiente, Cultura, Desporto e Turismo da Câmara Municipal de Três Lagoas, que investiga a denúncia de desvio de recursos públicos na coleta seletiva de lixo, da cidade - visitou a Cooperativa Arara Azul, para checar mais informações e conversar com os cooperados.
A comissão é presidida pelo vereador Nilo Candido e tem como membros os vereadores Klebinho e Apóstolo Ivanildo. Em outubro de 2015, o Ministério Público Estadual (MPE) encaminhou denúncia à Câmara solicitando a apuração dos fatos.
Desde então, os vereadores ouviram servidores da Secretaria de Meio Ambiental, da empresa Financial, da cooperativa e do empresário do ramo de reciclagem, Francis Mario Geraldelli Rufino, que aluga o barracão e maquinários para as famílias fazerem a separação e venda dos materiais.
A Prefeitura paga o aluguel do local, maquinário e caminhão, que recolhe os recicláveis da cidade. O custo soma R$ 76 mil.
Durante o trabalho de apuração dos vereadores foi constatada esse aporte financeiro e ainda a falta de um gestor, atuando na cooperativa, bem como, de alguns documentos para a regularidade do serviço.
Ainda durante a visita, os vereadores aproveitaram para questionar os membros da diretoria da cooperativa, sobre o prazo para a locação do espaço, maquinário, que vence em dezembro e que tipo de ações estariam sendo tomadas.
Os vereadores ainda ponderaram que os trabalhadores, precisam regularizar a documentação, para buscar parcerias, financiamentos, para adquirir independência, ganhando corpo e gerando lucro maior para todos os cooperados.
Atualmente, a Arara Azul tem 24 cooperados, que trabalham no local, das 7h às 17h.
Para os trabalhadores também, os vereadores fizeram questão de falar da preocupação com o prazo para uso do galpão, bem como, de maquinários.
"Nosso objetivo, enquanto Comissão é preservar vocês e não prejudicar. É viabilizar ações, para que vocês possam ganhar mais do que ganham hoje", pontuou o apóstolo Ivanildo.
O vereador citou o exemplo de uma cooperativa localizada, na cidade de Ribeirão Preto (SP), onde os entulhos de construção, geram um volume financeiro grande, para a cooperativa daquela cidade, devido ao investimento em maquinário.
Klebinho frisou que o grupo precisa se antecipar e ficar atento, porque a informação é que o contrato referente à locação do local e maquinário, não será renovado.
Além disso, o vereador falou da importância dos cooperados, adquirirem um prensa, esteira, para que caso haja uma mudança de lugar, eles continuem tendo como trabalhar.
A importância da regularização da documentação e, sobretudo, de um cooperado para atuar junto à administração municipal e principalmente buscar parcerias, cuidando da área administrativa, da cooperativa, foram pontos muito enfatizados pelos parlamentares.
"Vocês têm que acreditar no projeto de vocês, que é um projeto futurista, que tem tudo para crescer, mas é essencial, alguém para cuidar de toda a parte administrativa, buscar apoio", frisou o vereador Nilo Candido.
Além da elaboração do relatório, pontuando cada ponto a ser melhorado, no trabalho da cooperativa, os vereadores se colocaram a disposição para somar com o grupo, viabilizar reuniões com a administração municipal.
Fonte:

Bombeiros socorrem vítima de acidente que teve fratura exposta
na frente do exército

SIG tenta encontrar donos de celulares que possivelmente foram furtados
em busca das vítimas
Deixe um comentário
Quase lá...