Após registro de maior temperatura do país, Três Lagoas está em alerta para tempestade com ventos de até 90 km/h

Alerta vigente é para chuvas fortes, vendaval e queda de granizo e dura até o próximo domingo (06)

Publicado em
Após registro de maior temperatura do país, Três Lagoas está em alerta para tempestade com ventos de até 90 km/h

TRÊS LAGOAS (MS) - Após Mato Grosso do Sul registrar a maior temperatura do País nesta terça-feira (1°), com 41,3°C em Três Lagoas e sensação térmica de 49°C, o tempo deve mudar com a aproximação de uma frente fria e há alerta para temporais, com chuvas fortes, ventos de até 90 km/h, raios e queda de granizo em todo o Estado. O alerta está vigente desde a noite de ontem (02) e MS deve ficar em atenção para ocorrência de tempestade pelo menos até domingo (06).

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na madrugada de quinta-feira (3), as condições meteorológicas de convergência de ventos quentes e úmidos de norte aliada a aproximação de uma frente fria pelo Paraguai promovem pancadas de chuva fortes e trovoadas, com possibilidade de queda de granizo em pontos isolados do Estado.

Durante o dia, o sistema frontal oscila pelo sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul, onde deve ocorrer queda nas temperaturas. Mínima prevista é de 16°C, mas as máximas ainda continuam elevadas, podendo chegar a 38°C.

Nas demais áreas, o tempo também será instável, com chuvas e trovoadas, mas temperaturas permanecem altas e caem apenas a partir de domingo, com o reforço do ar frio conseguindo vencer o bloqueio atmosférico.

Em algumas localidades a chuva acumulada pode passar dos 80 mm no período.

Conforme o aviso meteorológico do Inmet, orientação é para que, em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Também é indicado não usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e, em caso de problemas relacionados ao temporal, como alagamentos e queda de árvores, a pessoa acione a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros, pelos telefones 199 e 193, respectivamente.

 

Fonte: Correio do Estado

Deixe um comentário