Após morte de universitário, avisos de risco e proibição são reforçados no Rio Paraná

Nesta semana, várias placas foram fixadas no local, indicando “área de risco”

Publicado em
Após morte de universitário, avisos de risco e proibição são reforçados no Rio Paraná

Após a morte do estudante Renato Gonçalves Miranda, de 22 anos, que se afogou no final da tarde do último sábado (7), ao pular do “Paredão”, avisos de risco e proibição foram reforçados no local.

Com vista privilegiada para importantes atrativos de Ilha Solteira, como a usina hidrelétrica e a ilha que dá nome ao Município, o “Paredão” é um mirante e o nado e os pulos são proibidos no local. O local, inclusive, é cercado.

Apesar da cerca, e da proibição, o local é bastante frequentado por jovens. E parte vai ao local para “pular do paredão”. Alguns, usam até bicicleta no salto.

Além da correnteza que existe no local, que fica à jusante da usina de Ilha Solteira, o que provavelmente pode ter contribuído para o afogamento do estudante, há relatos da existência de ferragens, ainda da época da construção da hidrelétrica, no fundo do rio e próximas ao “Paredão

Nesta semana, várias placas foram fixadas no local, indicando “área de risco”, “perigo: correnteza”, “proibido nadar ou pular”, “perigo de morte” e “Cuidado: águas profundas”.


O afogamento - De acordo com informações da Polícia Militar, o estudante e mais onze amigos foram até o “Paredão” na tarde deste sábado, onde alguns pularam em direção ao rio, à jusante da usina de Ilha Solteira e com forte correnteza. Quando o grupo já se preparava para ir embora, Renato avisou que ia pular. Ele saltou e se afogou.

Uma testemunha afirma que ao pular, Renato foi arrastado pela correnteza para longe do “Paredão”. Ao emergir pela primeira vez, ele já gritou por socorro. Ele afundou e voltou a emergir mais uma vez, ainda pedindo por socorro. Depois, afundou e não mais voltou.

O Corpo de Bombeiros informou que as buscas pelo estudante por volta das 18h00. Elas foram interrompidas ao anoitecer, devido à falta de visibilidade, e retomadas às 06h00 deste domingo. O corpo foi encontrado por volta das 08h45.

Fonte: Ilha de Notícias

Deixe um comentário