Alvorada festiva marca Dia Nacional do Bombeiro Militar em Três Lagoas

Sirenes dos veículos assustaram alguns moradores na manhã desta terça-feira (02)

Publicado em
Alvorada festiva marca Dia Nacional do Bombeiro Militar em Três Lagoas

TRÊS LAGOAS (MS) - Nesta terça-feira (02) é comemorado o Dia do Bombeiro Militar, uma homenagem a todos os heróis brasileiros que arriscam as suas vidas para proteger as pessoas, cidades e florestas do risco de incêndios, desastres naturais, desabamentos, entre diversos outros acidentes e incidentes. Com uma semana repleta de atividades relacionada à data, na manhã de hoje ocorreu a alvorada festiva, com uma carreata pelas ruas de Três Lagoas, utilizando os veículos próprios da corporação.

Alguns moradores acordaram assustados com o barulho das sirenes dos bombeiros já às 06h. A carreata passou por diversas ruas da cidade, marcando a data.

Uma solenidade, com homenagens aos parceiros do 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5ºGBM) e bombeiros militares que se destacaram juntamente com a participação de pais e/ou responsáveis para o fechamento deste semestre do programa "Bombeiros do Amanhã", também ocorreu na noite de ontem (01) na sede da corporação.

Durante a solenidade, o prefeito de Três Lagoas Angelo Guerreiro, destacou a importância do Corpo de Bombeiros no município e disse que já comprou novos uniformes para os participantes do programa "Bombeiros do Amanhã".

Além de apagar incêndios, os bombeiros também desenvolvem vários projetos sociais e educativos, com o objetivo de tentar melhorar a qualidade de vida da comunidade. Ontem também aconteceu a finalização da campanha do agasalho com entregas de todas as doações arrecadadas ao "Lar dos Idosos". Também houve um treinamento prático em noções de primeiros socorros a educadores e servidores do Instituto Federal de Mato Grosso Do Sul (IFMS).

Os bombeiros também ajudam a socorrer animais em perigo e auxiliar pessoas que enfrentam situações de grande stress, como tentativa de suicídio, afogamento, desaparecimentos e traumas provocados por acidentes.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO BOMBEIRO

Dia 2 de julho – Palestras com o tema "Profissão Bombeiro Militar" em escolas.

Dia 3 de julho – Campanha de doação de sangue, dia em que os bombeiros militares do grupamento, em condições de doarem sangue, se dirigem ao Hemosul para abastecerem o banco de sangue; palestras em escolas.

Dia 4 de Julho - Instruções intensificadas de noções de primeiros socorros aos servidores públicos da prefeitura municipal de Três Lagoas e servidores do IFMS.

Dia 5 de julho – Palestras em escolas com o tema "Profissão Bombeiro Militar", Palestra com médico cardiologista "cuidando do coração" ministrada aos Bombeiros Militares e confraternização para encerramento da semana.

DIA NACIONAL DO BOMBEIRO MILITAR

A escolha desta data é uma homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, e sob o comando do major João Batista de Morais Antas.

Oficialmente, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi instituído através do decreto-lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios.

Antigamente, antes do Imperador D. Pedro II assinar o Decreto Imperial nº 1.775 que regulamentava o serviço de bombeiros, o badalar dos sinos era sinal de que homens, mulheres e crianças tinham que formar uma fila no poço mais próximo e assim, passarem baldes de mão em mão até chegarem ao local do incêndio.

Fonte: Da Redação

Deixe um comentário