Alunos de Três Lagoas estão entre os 18 que participarão da 13ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia
orgulho para a cidade

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), deve apresentar até a próxima sexta-feira (20), nove projetos de pesquisa na 13ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), organizada pela Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista. A delegação do IFMS é a maior da região Centro-Oeste no evento.
A delegação é formada por 18 estudantes e nove orientadores, que expõem trabalhos desenvolvidos pelos campus de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
Os projetos foram selecionados por meio da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec MS), das Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS, da Expo Nacional MILSET Brasil e da Expociência Centro-Oeste. Algumas pesquisas foram credenciadas diretamente pela comissão organizadora da Febrace.
Projetos
As pesquisas desenvolvidas são nas áreas de Agronomia, Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Geografia, Saúde Coletiva e Engenharias Agrícola, Biomédica, Eletrônica, de Materiais e Metalúrgica.
O processo de desidratação do caju-do-cerrado é tema do trabalho do Campus Coxim. O objetivo é reduzir as perdas devido ao excesso de produção de frutas in natura, aumentar o aproveitamento das frutas fora do padrão e agregar valor ao fruto.
Os alunos responsáveis pelos projetos são Fernanda Dalto e Lara de Moraes e a orientadora é Cláudia Munhoz.
A relação completa das pesquisas de todo o país selecionadas para a edição 2015 da Feira está disponível na página do evento.
Incentivo
Por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, o IFMS apoia a participação de estudantes e professores na Febrace. Aos docentes, serão concedidas diárias. O auxílio financeiro destinado aos alunos é para o custeio da inscrição, alimentação, hospedagem e confecção do banner de apresentação do trabalho.
O IFMS garantiu também o transporte entre os campus do interior e a capital. Já o traslado Campo Grande–São Paulo–Campo Grande é de responsabilidade da equipe organizadora da Fetec MS. Em 2014, o IFMS conquistou 14 prêmios na Feira.
Fonte:
Deixe um comentário
Quase lá...