Alunos de medicina comemoram acordo que garante estágio entre UFMS e Auxiliadora
Três Lagoas
Firmado no dia 19 de janeiro, o convênio de estágio entre o Hospital Auxiliadora e a UFMS tem gerado grandes expectativas para os acadêmicos de medicina da instituição de ensino, já que não terão mais que se deslocar até outro município para a realização do internato hospitalar – tipo de estágio que permite ao aluno ter acesso a várias áreas da medicina, e todas as atividades hospitalares não obrigatórias, que são praticadas a partir do Terceiro ano.
Esse acordo é resultado de protesto feito pelos estudantes em novembro do ano passado. À época, eles se dirigiram à Câmara dos Vereadores para reivindicar acordo entre a UFMS e uma instituição de saúde para a realização de estágio e atividades, que serão necessários para alunos a partir de fevereiro deste ano. Uma carta aberta foi apresentada pelos acadêmicos aos parlamentares. O contrato estabelecido é de apenas um ano, mas com possibilidade de renovação.
No ano passado, era grande a especulação de que o curso inteiro de medicina seria fechado e transferido para outra cidade. Com moradias firmadas e incertezas, os alunos protestaram e discursaram para ter o direito de continuar o curso em Três Lagoas.
Agora, com a situação resolvida, as expectativas dos alunos em relação ao retorno das aulas são as melhores possíveis.
O estudante da terceira turma de Medicina, Gabriel Donato e Castro, diz em entrevista à equipe do Jornal Hojemais, que sua expectativa é alta e que espera não ter mais esse tipo de preocupação no decorrer do ano. "Espero que tudo corra bem, já que o Hospital Auxiliadora é capacitado o suficiente para nos proporcionar um bom internato", disse.
Já Bruno Oliveira, também da terceira turma, destacou que apesar de o período de internato não ter começado, os alunos acreditam que será satisfatório. "Não temos tanto contato com o corpo administrativo do Hospital Auxiliadora, então ainda não sabemos diretamente como vão funcionar as atividades, porém, estamos confiantes que correrá tudo bem", disse o aluno que destacou que novas informações serão repassadas a partir do dia 19 de fevereiro, quando eles retornam do período de férias.
Bruno disse ainda que a turma de medicina que fará o internato está muito ansiosa para colaborar com o bom atendimento do Auxiliadora e que não vão medir esforços para que ele seja ainda mais referência na região. "No Brasil, os hospitais universitários se tornam grandes referencias", disse. "Acreditamos que teremos uma ótima recepção por parte do corpo clínico, até porque muitos médicos são nossos professores", completou.
Com o contrato de um ano, os acadêmicos esperam que o contrato seja renovado mais vezes, mantendo um maior e melhor atendimento no Auxiliadora.
Fonte:
4490
Comitê de mobilização e combate ao Aedes aegypti realiza primeira reunião do ano
Combate ao Mosquito
Deixe um comentário
Quase lá...