Agendamento para emissão de nova identidade começa nesta quinta-feira no MS

Em Três Lagoas, emissão da nova Carteira de Identidade Nacional será realizada no Posto de Identificação, na Rua Elmano Soares 250, Centro

Publicado em
Agendamento para emissão de nova identidade começa nesta quinta-feira no MS

Começa a ser emitida nesta quinta-feira (11) de forma experimental em todo o estado a nova CIN (Carteira de Identidade Nacional), que vai substituir o RG (Registro Geral). Em Três Lagoas, o agendamento já está disponível no site da SEJUSP.

O novo documento deve abandonar o campo do RG, que poderia conter letras e números, e não era padronizado entre os estados, o substituíndo pelo CPF (Cadastro de Pessoa Física), que se torna o novo registro geral de cada cidadão, necessitando que cada pessoa esteja com seu CPF regularizado, além da presença de um número único de identificação, válido em todo o Brasil, dificultando golpes e fraudes.

A nova CIN também vai contar com informações de tipo sanguíneo, sobre doenças do titular, número da carteira de trabalho, número do título eleitoral e da previdência social, o NIS (Número de Identificação Social), do PIS/PASEP, além do campo para nome social e do registro civil.

Segundo o diretor do IIGP (Instituto de Identificação Gonçalo Pereira), Márcio Cristiano, o documento terá o mesmo código internacional utlilzado em passaportes. Ele salientou que o antigo RG continuará válido, mas com previsão de duração até 2032, quando será necessário a emissão da nova CIN, além de que o prazo de validade vai variar de acordo com a faixa etária, onde pessoas de 0 a 12 anos terão a validade de cinco anos, de 12 a 60 anos precisarão renovar a cada 10 anos. Já a CIN para idosos de 60 anos terão a validade indeterminada.

Para realizar o cadastro em Mato Grosso do Sul, é necessário que a pessoa acesse o site da SEJUSP (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) com o CPF, Certidão de Nascimento e de Casamento, se necessário. É necessário que o cidadão esteja portando a Certidão de Naturalização, NIS, PIS, PASEP, tipo sanguíneo e o título de eleitor, entre outros documentos para inserir na CIN.

Aquele que realizará a primeira emissão da identidade, não é necessário o pagamento de taxa, porém para aqueles que realizarão a emissão da segunda via será cobrada uma taxa de R$ 189,68, onde no fim do agendamento, é disponibilizado o link para emissão da guia de pagamento. Em Três Lagoas, o serviço será realizado no Posto de Identificação, localizado na Rua Elmano Soares, 250, com o atendimento de segunda à sexta, das 8h até as 17h.

Fonte: Da Redação

1 Comentários

renato dutra
renato dutraDIA 10.04.24 11h51

estou tentando acessar o site da secretaria de segurança publica desde cedo e esta aparecendo em todas as datas, a mensagem "sem horário disponível na data selecionada"

Deixe um comentário