Vigilância em Saúde realiza plano de contingência para combater a Leishmaniose

Para prevenir Leishmaniose e Dengue, assim como a infestação de animais peçonhentos, como escorpiões, a principal prevenção é manter casas e quintais sempre limpos

Publicado em
Vigilância em Saúde realiza plano de contingência para combater a Leishmaniose

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio de equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), setor da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento está realizando um plano de contingência em cinco áreas da Cidade para combater a Leishmaniose.

Atualmente as equipes estão trabalhando no Jardim das Primaveras. A ação consiste em implantação de armadilhas para o vetor, borrifação e recolhimento de cães domésticos em casos que os donos prefiram por estarem infectados.

“A primeira ação é a implantação das armadilhas em residências, depois os agentes retornam e analisam se existem vetores da Leishmaniose nos locais e então é realizada a borrifação e uma nova armadilha é instalada para a certeza de que o inseticida funcionou”, afirmou Geórgia Medeiros, técnica do Departamento de Vigilância e Saneamento.

Durante a ação também é comum o trabalho de promoção de saúde, em que os profissionais visitam locais públicos como escolas, comércio e igrejas para orientações, porém este serviço está suspenso por prevenção ao COVID-19.

Para prevenir Leishmaniose e Dengue, assim como a infestação de animais peçonhentos, como escorpiões, a principal prevenção é manter casas e quintais sempre limpos, evitando o acúmulo de lixo, entulhos de construção, madeiras e, principalmente, material orgânico (frutas, fezes de animais e folhas de árvores) em decomposição.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário