10/05/2015 19h56 - Atualizado em 10/05/2015 19h56

Termelétrica em Três Lagoas economiza 151 milhões de litros de água


Por: Marco Campos
 
Agência Petrobras Agência Petrobras

Procedimentos adotados pela Usina Termelétrica Luís Carlos Prestes (UTE LCP), em Três Lagoas (MS), resultaram em uma economia de 151,9 milhões de litros de água em 2014, volume equivalente ao de 80 piscinas olímpicas.

O número corresponde a uma redução de 5,2% no consumo de água em relação ao mesmo período do ano anterior.

Entre as ações, está a otimização na limpeza dos filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA), reduzindo em mais de 50% o número de contralavagens desses aparelhos, que liberam água limpa para as torres de resfriamento, para o tanque de combate a incêndios e para as caldeiras utilizadas na geração de energia. Além disso, o vapor que sai das caldeiras é aproveitado na geração de eletricidade, no chamado ciclo combinado.

Também foi otimizada em 40% a reutilização de água nas torres de resfriamento, que cumprem a função de dissipar o calor durante o processo de geração de energia.

Segundo a Agência Petrobras, o objetivo é reutilizar ao máximo uma mesma água, até o limite em que os sais presentes não prejudiquem o sistema.

Conforme o gerente da unidade, Marcelo Pelegrini, a redução no consumo de água não diminuiu a geração de energia elétrica. “Trata-se de uma iniciativa sustentável, que vai ao encontro das políticas internas da Petrobras no que se refere ao meio ambiente”, destacou.

“Essa conquista representa nossa busca contínua pela melhoria dos processos da usina, que, em abril, completou 11 anos de atividades em Três Lagoas”.

Seja o primeiro a comentar!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.