16/08/2017 16h27

Polícia Civil recupera 8 celulares roubados

Para recuperar um aparelho que tenha sido levado por bandidos é, ainda, necessário ter registrado a ocorrência de furto ou roubo na polícia

Por: Dayane Milani
 
Vítimas podem reconhecer e retirar aparelhos no 1º DP. (Foto: Henrique Neto) Vítimas podem reconhecer e retirar aparelhos no 1º DP. (Foto: Henrique Neto)

Oito aparelhos celulares furtados ou roubados foram recuperados por agentes da 1ª Delegacia da Polícia Civil de Três lagoas (MS). As vítimas poderão identificar e reaver aparelhos, com a apresentação de documentos, principalmente a nota fiscal de compra.

Para recuperar um aparelho que tenha sido levado por bandidos é, ainda, necessário ter registrado a ocorrência de furto ou roubo na polícia. O delegado Messias Pires, do 1º DP, orienta que não seja feito o bloqueio do aparelho.

"O bloqueio imediato dificulta a investigação e a recuperação do celular roubado ou furtado, porque o ladrão, mais cedo ou mais tarde, vai ter que ligar o aparelho", explica o delegado.

Ao ser ligado, o aparelho é identificado por torres de controle das operadoras de telefonia e, com o registro de dados reconhecidos por meio do código Imei, é possível à polícia localizar o celular.

O Imei (International Mobile Equipment Identity) é um número de identificação que todo celular tem e serve para que operadoras e fabricantes verifiquem as características de um telefone. Em paralelo, o Imei é para o celular como o chassi é para um carro.

"As investigações estão tendo resultado positivo e a Polícia Civil tem dado uma resposta à sociedade quanto a este tipo de crime", concluiu Pires.