05/06/2018 20h20 - Atualizado em 05/06/2018 20h20

Égua é abandonada pelo dono e precisa ser sacrificada em Três Lagoas


Por: Da Redação
 

Uma égua abandonada precisou ser sacrificada em Três Lagoas (MS) na noite de segunda-feira (05). O animal foi deixado pelo dono no bairro Jardim das Violetas, sem água e sem alimentos. Após receber a denúncias de moradores da região, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a protetora Charlene Bortoleto estiveram no local e constataram que o animal estava muito debilitado, já deitado, algo considerado grave para um animal que passa a maior parte da vida em pé.

Não se sabe ao certo quando a égua foi abandonada, mas os primeiros moradores a ver o animal, o encontraram por volta das 6h de segunda-feira. A protetora Charlene relatou que, ao chegar no local, diversos moradores relataram que, ao longo do dia, algumas crianças estiveram perto do animal, mexendo com a égua, fato que deixou o animal acuado e sem ter como reagir. O proprietário do animal ainda não foi identificado.

Infelizmente, após analisar o estado de saúde em que o animal se encontrava, os profissionais constataram que o animal não teria mais qualidade de vida e tiveram que optar pela eutanásia, para evitar maiores sofrimentos à égua.

Abandono de animais é crime!

O abandono de animais é crime, previsto no Artigo 32 da Lei 9.605/98. A pena para esse tipo de crime, além de multa, é detenção, que pode ir de três meses a um ano. A lei é aplicada para quem "praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos".